TJRJ conquista terceira colocação em Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2024
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro obteve a terceira colocação na categoria Relacionamento com a Mídia da edição deste ano do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, realizado em Fortaleza, no Ceará, com o trabalho “100 anos da Vara da Infância e Juventude” desenvolvido pela Assessoria Especial de Imprensa através do Departamento de Comunicação Externa. Os premiados foram anunciados no encerramento do XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que teve como tema “Acesso a direitos: da linguagem simples à inteligência artificial” e contou com persas atividades, como palestras e oficinas, entre os dias 19 e 21 de junho.
Participaram do congresso 137 assessores de comunicação de 40 cidades diferentes do Brasil. Entre os assuntos abordados estavam os limites e facilidades das ferramentas atuais de inteligência artificial, uma projeção de futuro destes instrumentos e o que a IA não substitui, como o contato humano e a habilidade profissional de contar histórias com base em critérios emocionais e subjetivos, além da experiência humana. Em relação à linguagem simples, foi ressaltada sua importância para o entendimento adequado do conteúdo pelo cidadão, com o uso, por exemplo, de palavras de fácil entendimento, frases em ordem direta, textos enxutos e visualmente mais atraentes.
Uma reunião setorial por tipo de instituição, realizada no último dia do encontro, teve a participação de 57 representantes de Tribunais de Justiça do País, que debateram temas em comum, como o que é notícia, o que pode ou não ser publicado, os desafios encontrados, entre outros aspectos. O próximo Conbrascom será realizado em junho de 2025 no Maranhão.
SF/MB